O beijo dos poetas.

A confusão de lábios denominada beijo é requisitada por vários tipos de pessoas. Doutores e analfabetos buscam boquinhas por aí. Na web centenas de tutoriais ensinam melhorias nos câmbios labiais. São festas e mais festas com o mesmo intuito. Namoros, noivados, casamentos, divórcios, quanto da nossa vida gira em torno de beijar alguém?

Conta um dicionário, beijar é “Enfiar a língua na boca.” Falando assim parece uma violência. Me passa a sensação de que a boca está fechada, vai chegando a língua e força uma entrada, ultrapassa os dentes e invade a garganta agressivamente. Urgh!

Vamos, então, redefinir tal ato fantástico.

Beijar é falar com duas línguas, misturar movimentos iguais aos usados para emitir palavra. Por isso, é necessário ter articulação, desenvoltura e ouvido. Uma boa audição te ajudará a entender sons da outra boca, e poderá correspondê-la em sincronia.

Não adianta buscar exercícios individuais para se aperfeiçoar nesta prática. Aqui o trabalho é sempre em grupo. Não cabe solidão, é uma técnica fina e delicada. Tão humana que proponho uma nova classificação de seus praticantes.

Se ao escrever um poema, o poeta busca sensibilizar seu leitor, tocá-lo no íntimo e fazê-lo sentir um sopro na alma através de palavras, e estas são essencialmente produzidas pelas línguas… Quem beija também é poeta, pois busca provocar sensações semelhantes com os mesmos artifícios.

O beijo é um poema de dois autores, seus versos são ora metrificados, ora livres, mas nunca irrelevantes. Mesmo que se diga que um  fora melhor que outro,  todos, sem exceção, originam algo.

E por vezes, são os mesmos efeitos de um belo soneto.

Portanto, beija. Ou faça poesia. Ou melhor. Faça poesia e beija.

Encontra poeta ou poetisa que te faça verso tal, tão bem feito, que pra sair de tua boca… Nunca mais haverá jeito.

Alan Lima

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